10 curiosidades sobre o cemitério vertical que você não sabia

A ideia de um cemitério que cresce para cima, e não para os lados, desperta muitas dúvidas e curiosidades, e neste texto, você vai conhecer algumas das curiosidades sobre cemitério vertical

Os cemitérios verticais têm se tornado uma alternativa sustentável para o sepultamento em áreas urbanas, oferecendo soluções para o uso do solo e também um novo olhar sobre esse tema.

Além disso, até mesmo famosos optaram por esse modelo de sepultamento. Isso mostra que os cemitérios verticais estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue com a leitura e conheça todas as  curiosidades sobre cemitério vertical!

O que significa um cemitério vertical?

Os cemitérios verticais são edifícios projetados para abrigar jazigos em andares e funcionam de maneira semelhante a um prédio comum. 

A ideia surgiu da necessidade de criar alternativas de sepultamento devido ao grande crescimento populacional e a consequente falta de terrenos em cidades grandes

Diferente dos cemitérios tradicionais, em que os sepultamentos são diretos no solo, os cemitérios verticais contém nichos organizados em fileiras verticais. 

Além de economizar espaço, esse modelo é mais sustentável, ou seja, é um cemitério ecológico, impactando menos o meio ambiente, principalmente devido ao controle de resíduos.

Curiosidades sobre cemitério vertical

Os cemitérios verticais despertam muitas dúvidas, principalmente em relação a odores, sepultamento, como fica o corpo e sobre a segurança desse modelo de cemitério.

Sendo assim, confira abaixo as respostas para essas e outras curiosidades sobre o cemitério vertical.

curiosidades cemitério vertical

1. Como é feito o sepultamento no cemitério vertical?

O sepultamento vertical é um processo organizado e respeitoso. O corpo é preparado e colocado em um caixão, que é acomodado em nichos dispostos ao longo dos andares do prédio. 

Esses nichos são lacrados e identificados com placas para que haja segurança e organização.

Uma outra curiosidade sobre o sepultamento, é que o cemitério vertical é o único que permite fazer sepultamentos em qualquer hora do dia e da noite.

2. Como funciona o jazigo vertical?

Os jazigos verticais são espaços individuais ou familiares nos nichos do cemitério. Pode-se adquirí-los antecipadamente ou no momento da necessidade. 

Algumas famílias optam por um plano funerário que garante a manutenção do espaço por um período determinado, o que facilita o planejamento e reduz preocupações futuras.

3. Como fica o corpo em um cemitério vertical?

Os corpos ficam em lóculos com lacre de forma hermética e em preservação com condições controladas e atenção especial à ventilação e à umidade. 

Esses fatores ajudam na decomposição natural e evitam problemas como odores desagradáveis, graças às técnicas modernas de conservação.

4. Quais famosos foram enterrados em cemitérios verticais?

Várias personalidades famosas optaram por esse tipo de sepultamento, mostrando que os cemitérios verticais já são uma escolha comum, como por exemplo:

  • Pelé e sua mãe;
  • Cláudia Jimenez;
  • Daniella Perez;
  • José Wilker;
  • Lúcio Mauro;
  • Emílio Santiago;
  • Chorão, da banda Charlie Brown Jr;
  • Claudinho (da antiga dupla Claudinho e Buchecha).

5. No cemitério vertical a pessoa é enterrada em pé?

Essa é uma dúvida comum! No entanto, o termo “cemitério vertical” não significa que o sepultamento da pessoa se dá em pé. Na realidade, a disposição dos corpos ocorre de forma horizontal nos nichos, como em qualquer outro tipo de sepultamento, mas os espaços estão organizados em andares, e não no solo.

6. Qual é o maior cemitério vertical do mundo?

O maior cemitério vertical do mundo tem localização na cidade de Santos, em São Paulo. Ele tem 40 andares e é o maior cemitério vertical do mundo desde 1991, constando no Guinness Book.

7. O que acontece se houver um terremoto em um cemitério vertical?

A construção de cemitérios verticais envolve tecnologias avançadas de engenharia que os tornam resistentes a eventos como terremotos. 

Esses prédios seguem normas rigorosas de segurança, utilizando materiais que são resistentes a impactos e garantem a integridade da estrutura.

8. Cemitério vertical tem cheiro ruim?

Graças às práticas modernas de engenharia e manejo ambiental, o cheiro ruim não é um problema nesses locais.

Essa é uma das preocupações mais comuns quando se fala em cemitérios verticais, porém, sistemas de ventilação avançados fazem parte do projeto e garantem a circulação constante do ar dentro do edifício

Além disso, os nichos tem lacres com materiais de alta qualidade, como concreto, além de vedação hermética, que impede a liberação de odores para o ambiente externo.

9. Quantos andares pode ter um cemitério vertical?

A altura de um cemitério vertical depende das normas locais e do planejamento urbano, mas alguns podem ter até 30 andares ou mais. 

Essa altura é cuidadosamente planejada para oferecer segurança e acessibilidade às famílias.

10. Quantos cemitérios verticais existem no Brasil?

Atualmente, existem aproximadamente 10 cemitérios verticais no Brasil.

Ainda que esse modelo não seja tão comum atualmente quanto os cemitérios tradicionais, a expectativa é que ele ganhe cada vez mais espaço, especialmente em grandes cidades onde há limitações para a expansão horizontal.

Conheça o melhor cemitério vertical do ABCD Paulista

Se você está em busca de uma alternativa moderna, sustentável e que oferece conforto para as famílias, o Phoenix Memorial é a escolha ideal

Reconhecido como o melhor memorial funerário do ABCD Paulista, o Phoenix combina tradição, inovação, atendimento humanizado e mais de 30 anos de experiência no setor.

Além de ser a melhor opção de cemitério vertical da região, ele oferece serviços completos, como plano funerário, cremação, jazigo familiar e atendimento funerário 24 horas. Tudo isso em um ambiente organizado e acolhedor, pensado para respeitar a memória de quem partiu e oferecer tranquilidade às famílias.

Ao escolher o Phoenix Memorial, você garante uma estrutura de excelência e todo o suporte que você precisa nesse momento que é delicado para qualquer pessoa!

Quer saber mais curiosidades?

Confira abaixo mais algumas curiosidades sobre o cemitério vertical.

Como é trabalhar no cemitério vertical?

Trabalhar em um cemitério vertical envolve cuidados com as famílias, gestão do espaço e manutenção da estrutura, sempre com muita sensibilidade e respeito. Além disso, há diversas, tanto na parte administrativa, como vigia, como em outras funções.

Como as famílias visitam os túmulos em cemitérios verticais?

As visitas se dão em andares específicos, acessados por elevadores ou rampas. O ambiente é acolhedor, com áreas para orações e homenagens.

Cemitérios verticais são mais comuns em quais países?

Os cemitérios verticais são mais comuns em países com alta densidade populacional, como Japão, Coreia do Sul e algumas regiões da América Latina, onde o espaço é limitado.

Gostou do conteúdo? Leia os próximos:

Durval Tobias é especialista no segmento funerário, com uma carreira dedicada a cemitérios, crematórios, funerárias e planos funerários. Como Gestor Comercial, Consultor, Training e Palestrante, ele atualmente desempenha um papel crucial como Consultor e SEO na New – CCW Consultoria Cemiterial Ltda.

O que você procura?